segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tabu Fashion: Vaidade Masculina.

Boa tarde, meus queridos! Como prometido mais cedo, na postagem anterior, estarei comentando sobre mais um Tabu Fashion na ala masculina: A Vaidade. Para começar a pauta, devemos entender primeiro o que é a vaidade. Todos nós sabemos que a Vaidade, ou também chamada de Orgulho ou Soberba, pertence aos Sete Pecados Capitais na concepção Cristã. Com esse título, muitas pessoas se perguntam: Ser vaidoso então, é pecado? A resposta é simples: Não! Ser vaidoso não é pecado, mas levá-lo ao extremo e deixar de lado coisas mais importantes apenas para ser vaidoso, aí sim podemos considerar um pecado capital. Mas então, o que é vaidade? Como a pessoa pode controlar a soberba? Não são respostas fáceis de serem encontradas, mas podemos tentar respondê-las antes de começarmos realmente a tratá-la numa concepção masculina, que é o nosso objetivo de hoje. Podemos colocar que ser vaidoso é cuidar do seu corpo físico; É cuidar de pequenas imperfeições que vão aparecendo em você com o passar dos tempos, sempre tentando buscar a perfeição física, seja fazendo uma maquiagem incrível, malhando, colocando botóx... Enfim, há muitas maneiras de definir a vaidade e poucas de controlá-la. Uma vez que sua auto-estima está ligeiramente baixa, talvez a primeira coisa que realmente você já coloque defeito seja, por incrível que pareça, o seu corpo. Uma pele mal tratada, problemas com acnes, manchas, saliências ou, geralmente, a pessoa estando fora do seu peso habitual. Normalmente vemos isso mais em mulheres, que são seres mais sensíveis e mais expostos à esse tipo de conflito com o corpo. Mas então, estamos em pleno século XXI. Estamos vivendo uma democracia muito grande no mundo da moda e, agora, os homens já começaram a se cuidar mais do que antes. Muitos são taxados de homossexuais, mas o verdadeiro nome para esse tipo de comportamento é Metrossexual. Pela definição dada pelo site Wikipedia, "metrossexual é um termo originado nos finais dos anos 1990, pela junção das palavras metropolitano e sexual, sendo uma gíria para um homem urbano excessivamente preocupado com a aparência, gastando grande parte do seu tempo e dinheiro em cosméticos, acessórios, roupas e tem suas condutas pautadas pela moda e as "tendências" de cada estação". Com essa definição, podemos dar início a entrevista que fiz com quatro garotos, sendo uma menina e três meninos.




A transição de peças, costumes ou tendências de um guarda-roupa de um gênero para o outro, é saudável? Você realmente acha que dá para mesclar tendências de ambos os guarda-roupas para usufruir em um look masculino?

Os três garotos foram unânimes. Para eles, tem como fazer transições sadias de um guarda-roupa para o outro, desde que haja uma coerência, uma preocupação. Leonardo citou que é saudável desde que seja controlado, e não achar que tudo feminino cai bem em um corpo masculino. Já o Mark afirmou que muitas das vezes, para os mais magrinhos, o corte feminino cai melhor do que o masculino por ter uma modelagem mais slim. Para a Beatriz, o que foi criado para o masculino é para o masculino e se tratando do feminino, também. Ela não acha saudável essa transição.


Os homens de hoje em dia estão mais vaidosos do que os de antigamente. Para você, essa afirmação é válida? Se sim, diga o que você acha disso e o que leva os homens a estarem mais vaidosos nos dias de hoje.

As respostas foram unânimes. Todos acharam que sim, os homens de hoje estão mais antenados e mais modernizados quando o assunto é vaidade. Ruan ressaltou que a mídia está destacando mais a moda para a ala masculina e a cabeça dos homens estão ficando mais abertas e menos preconceituosas. Leonardo continua afirmando que muitos homens, hoje em dia, se preocupam com o cabelo, a pele e alguns até usam maquiagens sem exageros. Já para o Mark, os gays são mais entendedores desse assunto e mais cabeças abertas do que em relação aos héteros que, na concepção dele, não se preocupam tanto. Para a Beatriz, se andares mal vestido, pode ser visto com maus olhos e talvez seja por isso que os homens estejam mais antenados e preocupados com sua vaidade.


Adam Lambert, Cantor.


O que é válido trazer do guarda-roupa feminino para o masculino? O que os homens de hoje em dia podem utilizar, do guarda-roupa feminino, tranquilamente?

Entrando nesse contexto, tanto o Ruan quanto o Mark disseram que as calças jeans são as preferidas dos homens no guarda-roupa feminino, justamente por causa da modelagem mais slim - ou skinny - e que geralmente valoriza mais o corpo. Leo também mencionou a calça jeans, mas deu ênfase para as bolsas (desde que não sejam muito femininas, como ele mesmo ressalta) e para os sneakers (a.k.a. Isabel Marant). Bea também escolheu acessórios nesse quesito, como pulseiras.




Pra você, o que é vaidade masculina? Ela tem limites?

Para o Mark, vaidade masculina é o homem se arrumar bem, cuidar do cabelo e usar maquiagem. Para ele, as mulheres são mais "sem limites" no quesito vaidade e ele acredita que os homens sabem bem dosar isso. Ele ainda mencionou que o uso do botox seria algo fora do comum e dos limites tradicionais, mas ressaltou que talvez usaria. Já o Ruan, acha que muita maquiagem já é over; E para Bea, o homem passa dos limites na vaidade quando ultrapassa a linha feminina. Para o Léo, o bom senso sempre fala mais alto e ele ainda cita que vaidade masculina é o homem se preocupar consigo mesmo.




Você é vaidoso? Até que ponto?

Obviamente, essa pergunta foi feita apenas para os três garotos entrevistados. Os três disseram que sim, que são vaidosos. Mark ressaltou que é vaidoso até o ponto de fazer depilação a laser e gastar uma boa grana em um look; Ruan já foi mais discreto, dizendo que chega até o limite de passar uma base e tirar a sobrancelha. Já o Léo, por sua vez, cuida do cabelo, da pele e escolhe um bom perfume, parando antes de chegar à extravagância.




Você namoraria um homem vaidoso? Por quê?

Novamente as respostas foram unânimes. Mark disse que sim, que namoraria homens vaidosos, mas ressaltou que prefere os mais "largados". Ruan disse que sim, mas citou que eles não podem ser muito frescos na hora de dormir, como passar mil produtos. Para a Bea, é só não passar dos limites que ela aceita numa boa. E o Léo, por fim, disse que com certeza e ainda disse que ninguém merece homem desleixado.



Eu só gostaria de citar que ser vaidoso não é o homem se montar como uma drag queen e fazer shows pela noite. (Nada contra a esse trabalho incrível. Nany People é uma rainha!) O homem ser vaidoso, é cuidar da pele passando produtos certos para tirar a oleosidade, acnes, imperfeições; É o homem ir à uma academia, malhar, cuidar do corpo e da saúde, em geral. É também cuidar do cabelo, das unhas, da vestimenta... Nos dias de hoje, todos nós, homens e mulheres, devemos ser vaidosos. Não é só porque você vai ali na padaria na esquina buscar leite e pão, é que você deve ir como você acabou de sair da cama. Rapazes, gays ou héteros, chegou a hora de vocês se cuidarem mais, se amarem mais e serem mais vaidosos. E ah, uma dica para os rapazes héteros: Se vocês pensam que isso é "boiolice", "bichisse", não é! As mulheres são exigentes hoje em dia, e se vocês quiseram conquistar uma, tem que estar em dia com a sua aparência. Vaidade conta em um relacionamento e na vida profissional. That's all!




Felippe Fogaça,
Personal Stylist.

Um bate papo...

Boa tarde, fashionistas. Como foi o final de semana de vocês? O meu foi bem corrido e com muitas mudanças. A começar pela minha saída da grife Luigi Bertolli na sexta. Passei um ano e sete meses na empresa e tive meus pontos altos e baixos e, mesmo assim, gostaria de agradecer a todos que sempre me apoiaram lá dentro. O meu muito obrigado! Já no sábado, não parei em casa. Logo de manhã tive que me direcionar para a escola de moda onde faço atualmente, o meu curso de Produção de Moda, para o primeiro editorial da minha vida. O tema, que foi escolhido por mim e pelo meu grupo e votado pela sala para dar vida ao mesmo, foi Diva do Rock Urbano. Tivemos a ajuda da Tata Leon, nossa professora, como maquiadora e hair stylist e dois fotógrafos maravilhosos e super profissionais: Naio Rezende e Cayo Quintanilha. Ainda não tive acesso às fotos e nem ao fashion film, mas já imagino como deve ter ficado: Maravilhoso! Logo após, corri para uma agência de modelos fazer alguns contatos, dei uma volta e almoçei no Shopping Ibirapuera e, em seguida, rumei com dois amigos maravilhosos para a temporada de verão 2013 no SPFW. Fui duas vezes lá nessa temporada, e fiz ótimos contatos, além de prestigiar todo o glam que aquele local exala. Brindes ótimos também, como um óculos da Atitude, uma bolsa-sacola da Quem! pela Le Postiche, e um chaveiro perfumado e feito pela Melissa. E ah, o lounge da Marie Claire estava perfeito. Muita badalação, gente bonita e, claro, celebridades. Natália Guimarães, ex-Miss Brasil, estava deslumbrante com um look todo Bo.Bô montada pelo seu próprio Personal Stylist. Drinks, contatos e muita festa. Simplesmente, inesquecível! E essa semana ainda não para, ein? Tenho entrevistas marcadas, desfiles na FPA para assistir, à convite da minha incrível amiga Kamyla Pereira, e possíveis books para modelos iniciantes com minha divina fotógrafa Daise Rodrigues. A semana será cheia, galera. Então, irei aproveitar e postar aqui, hoje, mais um tabu fashion para a ala masculina. Nos vemos na próxima postagem, meus queridos. That's all!



Felippe Fogaça no SPFW Verão 2O13.


Felippe Fogaça,
Personal Stylist.