segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tabu Fashion - Tendência Masculina: Salto Alto.

Olá, fashionistas. Cá estou eu, novamente, para dividir com vocês mais uma nova tendência masculina e, que por sinal, é um tabu no meio dessa população: O salto alto. Para entender um pouco mais dessa nova visão, precisamos abrir nossas mentes com um pouco de história. Por isso, nós iremos voltar para 3.5OOa.C, no Egito Antigo. Só a classe alta dos egípcios utilizavam saltos feitos de couro em conjunto com laços para fins cerimoniais. Tanto os homens, quanto as mulheres, utilizavam. Os açougueiros egípcios também utilizavam saltos para conseguirem andar entremeio ao sangue dos animais mortos. Já na Grécia e na Roma Antigas, atores utilizavam saltos para encarnarem personagens em suas variadas classes sociais. Durante a Idade Média, o salto feito com a sola de madeira, chamados de Patten, foram os precursores do salto alto que conhecemos hoje em dia. E em todas - ou pelo menos na maioria - das civilizações, os homens utilizavam saltos altos. O motivo? Eles denotavam poderio. Até porque somente a nobreza podia utilizar esse tipo de calçado que, por sinal, custava muito caro. Mas a pergunta que não quer calar é: Porque os homens não permaneceram utilizando o salto alto? A resposta pode estar nessa frase dita pelo antropologista Marco deMello que é autor do livro Feet and Footwear:  "Como em toda cultura, quando algo é comum entre as mulheres, deixa de ser parte do uso masculino". Desde o final do século 18, os sapatos masculinos tiveram saltos principalmente baixos. A banda The Beatles tentou reintroduzir esse acessório no guarda-roupa masculino, no entanto, sem muito sucesso. Para entendermos um pouco mais do que as pessoas pensam sobre esse tipo de acessório em pleno século 21, fiz um pequeno questionário e dei para cinco pessoas responderem, sendo três mulheres e dois homens.




Primeira Pergunta: Você acha que o salto alto em si, ou os calçados que contém saltos, são acessórios exclusivos do guarda-roupa feminino ou você acha que dá para fazer adaptações para os homens?

Para essa pergunta, duas das garotas entrevistadas disseram que o salto alto é uma peça exclusiva do guarda-roupa feminino e que não dá para fazer tais adaptações; A terceira, no entanto, disse que é dificil afirmar com certeza, hoje em dia, quais peças são exclusivas de quais guarda-roupas e ainda ressaltou que a moda é "um organismo de vida própria" e que os homens devem procurar saltos de acordo com a personalidade máscula, e não utilizar saltos finos. Os dois garotos entrevistados foram unânimes e disseram que sim, dá para fazer adaptações nestes calçados facilitando o uso dos mesmos para os homens.


Segunda Pergunta: Qual seria a primeira palavra que viria em sua mente se visse um homem de salto alto?

Essa pergunta, na certa, foi objetiva. Nenhum dos cinco entrevistados tiveram papas na língua e realmente disseram aquilo que veio em mente. Lembrando que não foi dada nenhuma palavra ou referência para eles escolherem. Os dois garotos, novamente, foram unânimes. A palavra "Diferente" foi a escolhida por eles. Enquanto as duas garotas que, também foram unânimes na questão anterior, escolheram as palavras "Gay" e "Travesti" para descreverem aquilo que elas pensam. A única garota que ficou no meio termo dos quatro entrevistados, escolheu a palavra "Bapho!", uma giria que quer dizer, mais ou menos, "Arraso!".


Terceira Pergunta: Há algum lugar certo para os homens utilizarem salto? Se sim, cite-os.

Nesse quesito, a resposta foi unânime: Todos citaram pelo menos dois lugares para os homens utilizarem saltos. Duas pessoas, um garoto e uma garota, disseram que em baladas gls seriam os lugares adequados para esse tipo de calçado em homem. Os dois garotos entrevistados citaram eventos sociais, restaurantes e bailes de gala. Um deles ainda citou festas alternativas, indies ou geeks.


Quarta Pergunta: Qual seria o salto ideal para os homens?

Duas das garotas disseram que não há salto ideal para os homens. Os outros três entrevistados concordaram que o melhor salto masculino deve ser quadrado, que dê sustentação para o peso e que não cause contraste muito grande com a silhueta masculina.


Quinta Pergunta: Você usaria salto alto?

Essa pergunta foi feita para apenas os dois garotos entrevistados. Um confessou que não usaria e outro, pelo contrário, disse que usaria e ainda ressaltou que sempre quis parecer mais alto.


Sexta Pergunta: Você namoraria com um homem que usa salto alto?

Três dos cinco entrevistados, sendo os dois homens e uma das garotas, disseram solenemente que não, não namoraria com homens que utilizam salto. Aliás, um deles ainda ressaltou que não namora com garotos mais vaidosos que ele. Das outras duas garotas entrevistadas, uma não vê problemas e ainda satiriza, dizendo que desde que ele desça do salto ou abaixe, ou até mesmo ela suba em algum lugar, não há problemas. A outra prefere que o salto se torne mais comum, novamente, para a população masculina para ela aceitar melhor esse termos.


E pedindo para eles comentarem sobre o assunto posto à prova no TABU FASHION, eles atenderam.

Álvaro Duarte: "Nossa, achei superinteressante e construtivo. Já vi assuntos como "cintura alta pra homens", "maquiagem masculina", mas nada sobre salto alto... Adorei, serviu bastante não apenas pra abrir minha visão para novas possibilidades, mas também para rever questões até mesmo sociais, que a gente pensa lidar de uma forma fácil".

Camila Morgado: "Acho que o principal é adaptar. Da mesma forma que adaptaram o terno para mulheres, gravatas e outras coisas, podem muito bem adaptar o salto para homens. Mas não pode ficar uma cópia exata do "original", além de que não seria prático para eles, seria desconfortável e não combinaria, de modo geral. Não vejo problema algum além do fato de deixar muitas mulheres com inveja (inclusive eu) que não conseguem andar de salto de jeito nenhum. Está válido, guardado às devidas proporções. Para sair, se divertir, mostrar o estilo. Mas ainda não acho que seja apropriado chegar numa reunião de negócios com salto agulha com glitter. (E, por favor, que ninguém, homem ou mulher, faça isso, em uma reunião de negócios ou fora dela) Moda tem que ser divertida e libertadora, então que assim seja.

Marc Jacobs.




Para mim, tudo o que é democrático e libertador, dentro do estilo pessoal de cada um, é válido. Se você, garoto, tem como estilo principal o estilo criativo, e tem uma vontade incomum de utilizar salto alto, utilize. Para o dia, procure saltos quadrados, estilo cubano, que dê equilibrio e proporção, além de conforto para longas caminhadas ou correrias do dia-a-dia. Já para a noite, se você quer se libertar em uma pista de dança, prefira o modelo ankle boot com tiras. Só é válido tomar o exímio cuidado de escolher muito bem em que lugar você irá frequentar com tal calçado; Infelizmente a população, em pleno século XXI, ainda é muito preconceituosa. Dica: Vá para lugares onde estão ocorrendo eventos de moda. Ali você será visto por olhos de quem entende a moda em geral e que irá apreciar tal look. Já para as combinações, com saltos mais quadrados igual à imagem do estilistas Marc Jacobs acima, um social vem a calhar muito bem. Para os saltos mais finos, um estilo alternativo ou um rock adaptado com pulseiras de tachas e ilhós, correntes ou coleiras, e camisetas mais longas com calças de couro - ou jeans - skinny ou jegging, completa o seu estilo para o dia. E só mais um pedido: Abram suas mentes e dominem as ruas, fashionistas.


(Lembrando que todos os entrevistados estavam cientes de que as postagens deles iriam aparecer no blog e que o entrevistado Álvaro e a entrevistada Camila cederam a autorização para que seus nomes aparecessem).


Felippe Fogaça,
Personal Stylist.